Fête des Mères: último domingo de maio

domingo, 30 de maio de 2010 by Pati

Hoje comemora-se a Festa das mães aqui na França. Último domingo de maio, se não cair no pentecostes, o q transfere a data pro primeiro domingo de junho.

Aqui em casa comemoramos as datas do Brasil, mas como lembrei desses versos q meu pai escreveu pra minha mãe em 1962, não pude deixar mais essa data passar sem registro.
Naquele tempo ele escrevia bastante, num papelzinho, em qualquer lugar. Com muito romance e com todas as dificuldades de criar uma família naqueles tempos e com seis guris.Agora suas trovas estão sendo lembradas pela família. São bonitas, mas agora são mais significativas, é a saudade também, deve ser. Não sei o que acontece com a gente, se é uma espécie de saudades, de falta, de tristeza, de orgulho, ou uma mistura de tudo que faz lembrar muito de quem já não está mais perto. Pra mim que estou longe de toda minha familia (mãe, pai, irmãos) há um tempo, parece um pouco menos...e tem dias que passo me lembrando e perguntando aonde eu estava que não estava mais lá e continuo.Fico pensando como é pra quem está todos os dias percebendo a ausência nas coisas mais cotidianas, talvez seja aí que apareça a tal da força pra seguir adiante (e bem) que algumas pessoas tem dentro de si. Com muita admiração, conheço algumas delas...mães.

Dia das mães

Pudesse eu compensar toda a valia

dedicação, bondade, todo o amor!

o sacrifício teu, de cada dia

Curar tuas feridas, tua dor.

Pudesse renovar sempre a alegria

No brilho dos teus olhos ver fulgor

Em teu espírito a paz, a harmonia

Reviver em teus lábios o dulçor.

Pudesse muito mais...minha querida

esposa amada, mãe eternecida!

Flor extremada deste lar em flor!

E tudo o q eu fizer, por pequenino

Há de ser pela mãe, pelos meninos,

por nosso lar, enfim, por nosso amor.


Posted in | 1 Comment »

Paris 16eme: M6 Passy

quinta-feira, 27 de maio de 2010 by Pati









Esses dias visitamos Paris:três amigas, nenhuma de nós tinha ido pra esse lado, precisamente nesse Metro 6, parada Passy. Entrada pro 16eme. Uma parte de Paris muito residencial, com aqueles edífícios com sacadas de grades de ferro lindissimas, ruas arborizadas, apartamentos com vista pra Torre Eiffel.Bem bonito. Tivemos sorte, o dia estava bonito, não muito quente 18C,bem claro.

Fomos pra conhecer e conseguir umas fotos pra uma delas que precisava praticar fotografia.Lá se pode ver muitos parisienses,diferentes de se andar só pelos pontos turisticos mais tradiciionais e as lojas, mais locais, roupas diferentes. Muitas lojas,lojinhas,antiquários,boutiques,confeitarias,restaurantes, dava vontade de entrar em cada uma delas...prometemos voltar. Mas Paris é assim, dá sempre pra voltar e sempre vamos encontrar aqueles lugares pitorescos que a gente pensa que já viu, que é parecido com aquele outro, e quando se está lá, é de novo tomado pela delícia da surpresa agradável e totalmente nova.A saída do Metro termina em duas escadas gigantes uma desce, a outra sobe. Subimos. Que vista linda,o viaduto com o metro, os edificios antigos, muito verde, muito arborizado, uma delícia pra caminhar. Subimos a primeira rua espiando nas lojinhas e descemos com uma parada na confeitaria/padaria. Com sanduiche na mão, caminhamos em direção ao parque do Palais do Chaillot,atrás da Torre Eifel. Sentamos na grama e admiramos a vista. Pra voltar, caminhamos até o trocadeiro, avenida Kleber, Champs Elysees. Tudo isso em só 2h.
Posted in Etiquetas: , | 2 Comments »

Paris: La Défense

segunda-feira, 24 de maio de 2010 by Pati



Estar escrevendo aqui me faz ver o quanto não sei sobre os pontos turísticos que visito mais frequentemente. Voilá, uma boa oportunidade...
Para contracenar com toda a história e arquitetura de Paris o passeio não fica completo sem uma visita ao arco do La Défense ( l'Arche de la Défense). O Arco foi inaugurado no ano de 1989, e é incrível o número de pessoas q visita a cidade e ainda não conhece essa área. O Arco do La Défense ( Arche de la fraternité, nome oficial) completa o eixo histórico que começa no Louvre, Jardin des Tuileries, place de la Concorde,passa pela Champs Elysée, Arco do Triunfo e continua no la Défense.
É aquela imagem que a gente consegue ver quando está lá,mas não sai na foto ( só nessa aí que tirei na wikipedia). Imagina: estamos na frente do Louvre, olhamos pro obelisco na Place de la Concorde, vemos atrás o arco do Triunfo e bem lá atrás, na mesma linha vemos o Arco de la Défense. Tudo no mesmo eixo, bem retinho, incrível como toda a arquitetura ao seu redor.

Sair de Paris de metro e chegar no La Défense é levar um choque entre antigo e novo, velho e moderno. Os prédios são enormes, modernos, brilhantes, muito vidro e aço. A maioria abriga escritórios de grandes corporações industriais, grandes bancos, muitos hotéis e um grande shopping center, o Quatre Temps, entre outras grandes lojas. Na saída do Metro existem várias saídas pro Arco, pro Quatre Temps, e outras várias, sempre bom dar uma boa olhada antes de sair do metrô pra não caminhar mais do que o necessário sendo que o necessário já é um montão...



Mais Torre

sexta-feira, 21 de maio de 2010 by Rosi



Pati!! fiquei com ciúme e resolvi mostrar as minhas fotos da torre à noite. Pode ser a coisa mais clichê que existe, mas pra mim a torre é magnífica, tanto de dia como de noite.
Posted in | 1 Comment »

Paris a noite

terça-feira, 18 de maio de 2010 by Pati

Moro aqui já tem um tempo e nunca tinha visto La Tour Eiffel de noite. E foi por acaso que bati essa foto.Estávamos voltando do cinema com meu filho, seu primeiro filme a noite, e tomando a rua errada fomos parar bem pertinho dela. Tive que parar e tirar uma foto com o celular mesmo, do carro.

Sempre que a gente passeia em viagem parece que a noite chega mais cedo e só quem acorda tarde consegue curtir a noite. Com criança a tira colo, meu negócio é acordar cedo mesmo, mas ...pra quem está passeando por aqui agora na primavera fria,renovando um romance,vale a pena esperar pelas 22h e ver. Tem sol até tarde e mesmo sem calor,a luminosidade está incrível. Vale a pena esperar a noite chegar...


Berlin

domingo, 2 de maio de 2010 by Rosi


Quando conhecemos Berlin descobrimos que tudo o que aprendemos nas aulas de história e nos filmes americanos não foram suficientes. Berlin é muito mais que isto. O muro é uma entidade, a história dele está por todos os lados, afinal, o turismo da cidade também vive disto, vive do que as guerras fizeram com ela, tanto a destruição quanto o aprendizado. Confesso que achei muito triste.
Em Berlin, muitas coisas me impressionaram além das belas construções. A civilidade, a beleza do povo alemão, as flores, a comida farta, mas o que mais me chamou a atenção foram as bicicletas. Lá a bicicleta é respeitada, eu diria até adorada. Tem inúmeras ciclovias, monumento a elas, exposições de fotos, lojas de acessórios e os modelos mais incríveis que existem. De tanto ver, tive que experimentar e depois de tantos anos sem andar de bici, lá estava eu de novo, pedalando com o vento no rosto, feliz da vida, uma delícia de volta a infância.
Posted in | 1 Comment »