Pra quem está em Porto Alegre e tem saudades de Paris, como eu, pode matar a saudade no cinema vendo o último filme do Woody Allen, Meia Noite em Paris. O filme mostra várias imagens lindas da cidade e o roteiro é super criativo.
Por um verão sem nuvens
terça-feira, 21 de junho de 2011
by Pati
21 de junho, primeiro dia do verão. Lá fora, um tempo cinza com chuvisco... Mas a necessidade do sol está no corpo da gente, que espera ansioso por dias ensolarados ao ar livre... Ele virá.O calor virá.
Consultamos sempre o www.meteofrance.com pra saber como vai ser o dia, porque apesar de ser verão, as vezes um casaco se faz necessário, guarda-chuva,botas...
O que importa é que É VERÃO.
Não me canso de repetir que uma das coisas boas de morar na França é o fato de se poder curtir cada estação. E por saber o quanto rígido e longo é o inverno, o verão é muito bem-vindo e apreciado.
Hoje estava lendo uma revistinha (oh! o prazer de uma revistinha!)e li uma frase: "nous vous souhaite un été sans nuage". Nós desejamos um verão sem nuvens! E eu também. Sol até as dez, férias, churrascos e piqueniques...
p.s.pra quem está passeando por aqui, amanhã, dia 22 segundo dia de verão, começam os "soldes de été", liquidações de verão em toda a França. Vale a pena conferir.
Um pedacinho da França em Porto Alegre!
quinta-feira, 9 de junho de 2011
by Rosi
Ontem fomos, marido e eu, na Taverne Le Chat Noir, um charmoso restaurante de um francês que fica bem pertinho do meu trabalho e estávamos curiosos para conhecer. Foi uma experiência muito legal, pois era a noite do "jantar harmonizado"e nós fomos super bem recebidos. O Ronan, um francês que está no Brasil para divulgar os vinhos franceses, vinha seguidamente na nossa mesa para nos explicar cada vinho e, a cada vinho, mais alegres ficávamos!
Este foi o vinho branco que acompanhou a entrada, un Chardonnay de pays d'oc!
Este foi o tinto que acompanhou o prato principal que era o Boeuf Bourguignon!
E para finalizar um delicioso Crêpe Suzette com o Espumante Blanquette de Limoux!
Posted in |
2 Comments »
La maison de Monet - Giverny
by Pati
A casa de Monet em Giverny foi o passeio mais bonito que fizemos nos últimos tempos. Fomos eu, minha mãe e a minha sobrinha. Que dia perfeito!! Saimos de casa de manhã, sem pressa, de carro e fomos até lá em 50 min. Em um dia de primavera perfeito! Uma vez me perguntaram qual seria a melhor época pra visitar Paris. Eu não soube dizer. Agora posso dizer com certeza: na primavera!! É incrível como a paisagem inteira muda e as pressoas estão mais sorridentes e tudo é mais tranquilo!
A maison de Monet é fascinante! A casa está lá, intacta, com os móveis e toda a decoração da época em que ele morou. Um estúdio aonde ele pintava com alguns quadros originais e outras réplicas dos que estão nos museus. Da janela se aprecia a vista dos jardins e se entende perfeitamente como Monet era fascinado pelos jardins. As flores são plantadas em diferentes grupos, como se fossem paletas de um artista, diferentes flores todas em harmonia de cores.
E depois de passar pela casa e pelo jardim, se percorre um caminho com escadas até se chegar ao lago - Bassin- aonde Monet pintou seus famosos quadros como "Le Bassin au Nimphéas"e a série "Nenufares". Uma visita ao Marmottan, ou museu da Orangerie seria recomendada pra vizualizar a obra quase completa desse impressionista.
Esse é um passeio que eu recomendo comprar o ingresso antecipadamente via internet. Na saída vimos o museu do impressonismo numa rua lateral, mas já não tinhamos tempo de visitar. Acho q seria interessante.
Em Giverny foi aonde Monet viveu antes de falecer em 1926.
Fotos tiradas em Giverny e no caminho em maio 2011.
Assinar:
Postagens (Atom)