La rentreé - a volta às aulas

sábado, 4 de setembro de 2010 by Pati


Aqui setembro é como março aí.

Aquela sensação de começo de ano ainda que o ano já tenha começado e há tempos...
Hoje fui procurar um calendário daqueles pra organizar o dia,a semana, na verdade pra ajudar a me lembrar de não esquecer metade das datas e compromissos com a escola dos guris. Agora os dois na escola. Me dei conta de que aqui tem muitos calendários de setembro a setembro. Já viu essa? Não, não me enganei. Setembro a setembro, afinal o ano escolar é que vale. Muito prático. Quem precisa de ano de janeiro a janeiro? Janeiro não tem praia, fevereiro não tem carnaval, tudo igual a outubro.
Mas tudo bem.
C'est la rentree. A volta as aulas.
Quem tem filhos em idade escolar fica maluco. As escolas francesas não exigem uniforme ( imagina a quantidade de roupa), a lista de material escolar é imensa e milhões de atividades esportivas na quarta-feira ( material, roupa, organização pra levar aqui e lá), o dia sem aula, super esportivo, porque eles sabem que a mente precisa descansar pra trabalhar mais. Super duper. Criança francesa sabe praticar tudo o que é esporte e gosta de conversar e estuda muito.
Meus guris não estão nessa ainda pq frequentam o sistema inglês. Eu sei, moramos aqui com sistema de acolá. Já estamos repensando. O fato é que estão lá agora. Uniforme, mil regras, tudo certinho, uma beleza. João já no y3 e Marco começando nursery ( maternal).
Ontem Marco começou na escola. Super feliz porque iria na escola do mano. Maior animação pra colocar o uniforme e se preparar.Chegou lá era só uma reuniãozinha cheia de adultos, sem música, meio quente, sem graça. Querendo fugir todo o tempo, na hora de conhecer e conversar one-to-one com a sua "teacher" se mandou. Ai, ai, ai. Gentilmente ela me sugeriu que nos primeiros dias ele fique só duas horas. Adaptação ? Esperar com ele? Nem pensar. Tem que deixar lá e sair. Falei pra ela que iria ficar, ela me disse: quando tu estiveres pronta ele fica numa boa...aham.

O negócio é que a gente pensa que vai passar de novo pelo mesmo caminho que o primeiro filho passou (um mês bem longo - chorando) e que vai ser daquele jeito e tudo mais. Não é, talvez seja, não tem como saber. Passo esse fim de semana me preparando e acreditando que tudo vai ser tranquilo. Vamos torcer.

Como cresce rápido essa gurizada. Muito rápido.
Posted in | 1 Comment »

1 comentários:

Paula disse...

Interessante os comentários a respeito da educação, da preocupação para com os filhos! Quem não é mãe fica ''tentando'' imaginar como é,mas não consegue, e nunca vai saber...

Postar um comentário

deixa um recado pra gente!